24.7.10

Manifesto Cultural Araucária 2010






Por Jô Gadonski:

Em certos três dias de julho de 2010, a cidade de Araucária estranhava a movimentação nos arredores do Diesel Clube. Uma leva diferente do público rotineiro da casa noturna tomava conta das linhas territoriais típicas do burburinho “descolado”, causando certa curiosidade ao povo que passava por aquela região após as 20h.

Contando com apresentações musicais, cênicas, poéticas e plásticas, o “Manifesto Cultural Araucária” - idealizado por Hiderson Marciano (Cruz Credo News), que contou também com o apoio do “URRA!” e do “COMA” - aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de julho deste ano, sendo o primeiro dia de festa no Diesel Clube, e os outros dois dias no Teatro da Praça – espaço já conhecido do montante cultural out ou in da cidade.

No Milk Today, Diedrich e os Marlenes e Maxixe Machine, bandas com toda uma trajetória no cenário paranaense – e também nacional – quebraram o gelo das noites frias de evento. Como já era de se esperar, satisfação geral; tanto para o pessoal que curte o Rádio Caos do Rodrigo¹, como para os punks “que nunca vão parar de cantar”², quanto para as meninas que corriam atrás de uma foto com Oneide Diedrich.

As bandas locais, como sempre mantendo posição de valoração a própria terra natal, mostraram apresentações vigorosas, honestas e cheias de carisma. Dentro de seus próprios conceitos, os grupos demonstraram competência com o que fazem – desde o punk rock 4 acordes, passando por diversificados estilos de metal até o segmento alternativo. Enfim, bandas mais antigas e mais novas fizeram um verdadeiro show de união no palco.

A mostra de arte foi a soma de esforços intelectivos com propósito na criação plástica, no dia 16 (sexta).
Cris Castro (foto 1), designer gráfico e artista plástico de Porto Alegre – RS, apresentou 6 obras que compreendem Picturalismo fotográfico e Digital Painting. A saber:
Les Ventriloque, 2009; De onde ela vem, 2010; Religare Machina, 2009; Astarté, 2009;
Quando calam as cigarras, 2009; Scene Queen, 2010.

Yuri Seima, artista plástico de Araucária – PR, apresentou 6 telas em sintonia com Low Brow Art e as correntes do surrealismo pop.

A Escola Fazendo Arte também teve sua participação, apresentando 5 telas de seus alunos, contando com figuração, paisagens e natureza morta.

Para a instalação das telas e da iluminação do local, a exposição teve o auxílio de Rafael Tirapelli, Thiago Faggiani, Juliana Leepkaln e Maísa Leepkaln, e registros fotográficos de Nany Santos e Jhennyfer Pertille.

O métier underground cultural de Araucária sempre voltou seus olhos para a união dos diversos grupos e artistas de nossa cidade, organizando festivais e shows de portes variados. No entanto, o Manifesto Cultural representou muito no que diz respeito a execução daquilo que já se havia planejado há tempos, em reuniões e conversas de amigos.
Ainda que começando timidamente, Araucária demonstrou que pode ter seu espaço reservado nas lacunas de eventos de grande porte no estado do Paraná. O conceito de união, tão comentado em conversas, tópicos e reuniões, fez-se valer nestes 3 dias de julho, apresentando um forte manancial de idéias e talentos – mesmo que se encontrem em fase de lapidação.


¹ - Rodrigo Barros, vocal da Maxixe Machine e Beijo AA força, apresentador do programa Rádio Caos da 91 Rock.
² - Refrão da música “Resistência” do No Milk Today.

Seguidores