16.12.10

Estudo de Caso

fig.1
fig.2


Ao receber o convite do músico e arte-educador Léo Guimarães para desenvolver a logo do Coletivo Feitoria do Linho do Cânhamo ( organismo de pesquisa e promoção do "grande tambor" ou "tambor de sopapo" como é igualmente conhecido este instrumento de percursão presente na raiz histórica do extremo sul do Brasil ), tratei de buscar referenciais de sua própria unidade folclórica. Na variante proposta (fig.1) , desenhei um estilo vetorial que se geometriza assimetricamente possibilitando que o tipograma respire conduzindo-o à uma leitura melhormente arejada. Diferentemente, na proposta escolhida (fig.2) o purismo geométrico cede à pulsão orgânica do traço à giz pastel- conceito fundamental da ilustração- ancestral da concepção moderna de campanha publicitária. Nela, empreedi uma pesquisa formal que me levasse à uma estilização na tentativa de simular o rupestre e o primitivo, simbolizando o aporte de arqueologia social presente na base programática do coletivo.

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